Com a era digital caminhando a passos largos, vemos um novo mundo nascendo diante de nossos olhos: o Marketing Digital. Porém o que antes era simples e óbvio se tornou um emaranhado de informações, ferramentas, plataformas e estratégias que nos deixam cada vez mais perdidas….
Você sabe exatamente o que é Marketing Digital?

O Marketing digital nasceu em 1990 junto com a internet massificada. Mas ele era muito parecido com o Marketing tradicional porque a internet não permitia que as pessoas interagissem digitalmente com as empresas. As propagandas eram recebidas pelos usuários da internet de forma passiva e não existia uma forma de medir os resultados digitalmente.

Quatro anos depois chegou a WEB 2.0:

“Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva”  Tim O’Reily

Com a possibilidade de as pessoas interagirem com os anúncios, artigos e botões de compra, tudo o que se conhecia sobre o marketing era obsoleto quando aplicado na arena digital. E dessa necessidade de interagir com o público 24 horas por dia, nasceu o Marketing Digital: um CONJUNTO DE AÇÕES online que a empresa trabalha para atrair novos clientes, novos negócios, gerar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

Mas que ações são essas?

Existem várias formas de fazer marketing digital e muitas outras ainda serão inventadas.

Nesse post cito as 4 principais formas, com seu grau de dificuldade e nível de investimento para você saber onde investir.

1. Ter um BLOG

O Blog é o formato mais disseminado hoje na internet, sendo um canal muito importante dentro do marketing digital. Com ele você consegue ter uma conexão direta com o público através de artigos relacionados ao seu produto e às diferentes formas de utilizá-lo.  Um Blog  ajuda a sua empresa a construir reputação e autoridade no mercado que você atua, transformando leitores e visitantes em potenciais clientes dos seus serviços ou produtos.
Outro fator que faz do BLOG uma das ações mais efetivas no marketing digital é o fato de nele estarem palavras chave de busca para o seu negócio, trazendo tráfego para seu site, o que pode ajudar na divulgação dos seus produtos e serviços.

Para quem está começando uma empresa, ter um Blog pode ser uma opção viável porque é uma mídia que requer um baixo investimento para criar e pode gerar um grande retorno.

Investimento Financeiro: Baixo
Investimento Tempo: Alto
Nível de dificuldade: 

2. Fazer EMAIL MARKETING

Por mais que às vezes pareça que os e-mails podem estar com os dias contados, o email marketing ainda é uma das estratégias mais assertivas quando o assunto é marketing digital.

É a forma mais próxima e direta que você pode chegar a potenciais clientes. Quando um visitante do seu site te dá seu endereço de email, ele está na verdade dando permissão para que você envie mais informações relevantes sobre sua área de atuação e seu produto. Com uma campanha bem trabalhada é possível gerar grandes negócios através dessa mídia.

O email marketing é muito utilizado quando se aplica a estratégia de Inbound Marketing atrelada a um funil de vendas.
Para essa ação de marketing existem plataformas especializadas em automatizar o envio dos e-mails com sequências pré determinadas para cada  momento da jornada do cliente, segmentação da lista de emails dentre outras opções de automatização.

Mas para esse formato de marketing funcionar é necessário investir também em outras plataformas e estratégias como ter um site e criar páginas de captura.

Investimento Financeiro: Médio
Investimento Tempo: Alto
Nível de dificuldade:   

 

3. Presença nas REDES SOCIAIS

Todos nós já estamos nas redes sociais. Porém não todos sabemos transformar nossas redes sociais em um canal de venda.

As redes sociais mais acessadas hoje são Facebook, Instagram e Twitter. Todas elas são ferramentas poderosas de marketing que se bem utilizadas podem gerar resultados surpreendentes.
Esteja certa que todo o seu público está nas redes sociais e eles estão lendo, comprando, e consultando amigos sobre uma marca ou produto. Estar presente é condição primordial para um resultado positivo no marketing digital.
As funções de propaganda como o Facebook Ads, podem conseguir colocar sua empresa no mapa automaticamente, trazendo para seu site, página ou grupo as pessoas certas para comprarem de você.
O investimento financeiro é de acordo com quantas pessoas quer impactar e quanto for seu orçamento. Obviamente que quanto mais investir, mais resultado terá.

Há uma curva de aprendizado média, mas todas as plataformas dão informações, suporte e cursos gratuitos de como começar a fazer seus anúncios. Para aprender Facebook Ads – clique aqui!

Investimento Financeiro: De acordo com o que quer gastar
Investimento Tempo: Médio
Nível de dificuldade:   

 

4. Ter um CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Estamos tão acostumados a assistir e buscar vídeos que nem percebemos que eles, na verdade, são uma ação estratégica poderosíssima para aqueles que sabem utilizá-la.

86% dos usuários de internet brasileiros assistem vídeos online e 85% das pessoas que assistem um vídeo sobre um produto afirmam ficar mais propensas a comprá-lo.

Os vídeos são um sucesso para as empresas porque são mais interativos, tem o apelo visual e carismático da pessoa que o apresenta, podem responder dúvidas, remover resistências mais rapidamente e muito mais probabilidade de ser ficar na cabeça das pessoas.

Por outro lado, ter um canal de vídeos é um investimento que pode ser alto já que os espectadores estão cada vez mais exigentes quanto a qualidade de som e imagem, edição e conteúdo dos vídeos. Claro que vídeos caseiros podem ter espaço dentro do you tube, mas para uma empresa em busca de presença digital séria, esse canal de marketing, a meu ver, é um dos mais onerosos. Um dos que requer mais tempo, planejamento e investimento financeiro para dar resultados para sua empresa.

Investimento Financeiro: Alto
Investimento Tempo: Alto
Nível de dificuldade:     

 

Não acaba por aí…

Essas ações são apenas as principais e mais conhecidas dentro do marketing digital. Há muitas outras formas de se vender online e muitas combinações possíveis de ações estratégicas.

O que de fato quero que você leve de mais importante nesse artigo é entender que o Marketing Digital é um conjunto de ações. Por isso quando você estiver pronta para investir no marketing digital da sua empresa, procure saber que tipos de ações estão mais alinhadas com os objetivos da sua empresa e qual delas te dará mais resultados – seja qual for o resultado que estiver buscando.

Sempre digo aos meus clientes que não há fórmula mágica quando se trata de estratégias porque cada empresa tem seu público, sua linguagem e seus objetivos.

Ficou mais claro para você o que é Marketing Digital? Comente ou deixe um comentário no nosso grupo – Espaço CSD.

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