Você sabe o que são “sites esquizofrênicos”?

Quando estudamos posicionamento de marca, aprendemos sobre as doenças da marca e a principal delas é a esquizofrenia:  uma marca que quer ser de tudo um pouco. Em um site isso também pode acontecer.

Óbvio que quem quer agradar todo mundo acaba não agradando ninguém! E essa “doença” costuma acontecer muito no mundo digital, principalmente em sites “faça você mesmo”.  Para não cair nessa armadilha e ter certeza que seu site não está “doente”, veja essas dicas!

Imagine um site onde você vê, ao mesmo tempo, 8 cores diferentes, 5 letras, um logo estilo casual em um layout tradicional, fotos de banco de imagens misturadas com fotos caseiras, com baixa resolução e para terminar, alguns serviços que nem parecem estar conectados entre eles com algumas propagandas na barra lateral: bem vindo a um site esquizofrênico.

Sites nesses formatos são mais comuns do que você imagina. Talvez o seu seja um deles, e acredite, sei muito bem como é tentador colocar tudo o que você vê na web, no seu site!

Para não cair nessa tentação e não transformar seu site em mais um esquizofrênico, separei nesse post o que é de fato essencial para se ter um site saudável.

“Quando você tenta ser tudo para todas as pessoas, você acaba sendo nada para ninguém”.

Maria Ross

IDENTIDADE VISUAL CONSISTENTE

A parte visual de um site é a identidade dele. São as cores, as imagens e as fontes que você vai usar e que as pessoas vão registrar como sendo suas. E cada vez que elas virem um artigo, um post ou uma imagem do seu site, vão saber que veio da sua página e vão lembrar de você.

Por isso a identidade visual é tão importante. E mais importante do que ter uma identidade visual é aplicá-la com consistência.

Para uma identidade saudável determine:

UMA PALETA DE CORES

4 cores específicas da marca

São as cores principais que estarão no logo, nos títulos, nas divisões das seções do site

2 variações

Essas cores podem ser usadas em uma landing page, uma seção do site que você queira dar mais ênfase por algum tempo, entre outras utilidades. São cores complementares ás cores da marca que ajudam a chamar a atenção.

1 cor escura

Que basicamente será a cor do seu texto.

Se não tem ideia de que cores usar, uma ótima referência é seu próprio guarda-roupa. Veja as cores predominantes que tem lá e as que mais usa no seu dia a dia. É uma forma de trazer a sua própria essência visual para a marca. Use cores que agradam você e que passam a sensação que você gostaria para seus clientes.

Para saber mais, leia esse post incrível do Viver de Blog sobre a Psicologia das Cores antes de começar.

A ferramenta que uso para jogar com as cores e gerar as paletas que vou trabalhar é o Coolors.

Você se cadastra e pode salvar quantas paletas quiser, baixá-las para seu computador e sempre ter os números de referência de cada uma para consulta.

FONTES QUE COMBINEM E QUE SEJAM USADAS EM TODO O SITE

As fontes – ou letras – que você usa no seu site são tão importantes quanto as cores. Usar muitas fontes diferentes ou de forma inconsistente, fazem com que seu site não seja levado muito a sério. Por isso veja abaixo as 5 fontes essenciais que você precisa usar:

Fonte do LOGO / Nome da Empresa

É a fonte que você vai usar para representar o nome da sua empresa ou marca pessoal

Fonte para Títulos & Subtítulos

Pode ser a mesma do Logo, mas somente se seu logo não for com uma letra cursiva ou serif. Essa fonte é a mais importante do seu site, então ela precisa ser fácil de ler e chamar a atenção do leitor imediatamente. Um título com a fonte correta pode triplicar as conversões no seu site.

Fonte de ênfase

É a letra que vai ser a “diferentona” cumprindo o trabalho de chamar a atenção para um botão, ou uma seção específica do site. Você não precisa ter uma fonte de ênfase. Ela pode ou não, ser usada.

Fonte do Corpo do Texto

É a letra do conteúdo do site. Ela precisa ser fácil de ler e no mínimo, tamanho 14px. Letras serif e cursivas são PROIBIDAS e a tendência mundial para os sites é que as letras aumentem de tamanho para melhorar a experiência do usuário.

Com isso perceba que estamos falando que um site deve ter no máximo 4 fontes – considerando que seu Logo tenha uma letra que não vai ser usada no site. Qualquer quantidade acima disso, você estará colocando sua credibilidade em risco.

Para me inspirar, uso o Mix Font, um site  que faz combinação de letras e você consegue visualizar essas combinações em vários formatos de mídia.

IMAGENS FALAM MAIS QUE MIL PALAVRAS

O olho humano está sempre em busca de contraste e de formas que lhe sejam familiares. Por isso as imagens são tão importantes e necessárias para representar o que você faz e os serviços que está oferecendo.

Existem dois caminhos para obter imagens de qualidade para incluir em seu site: um bom fotógrafo e/ou um banco de imagens.  Sei que as duas soluções dependem de investimento, mas acredite, esse investimento vale a pena! Fotos em baixa resolução ou feitas em casa com o celular, vão queimar sua reputação. E as fotos do “google imagens” podem te dar uma grande dor de cabeça por causa de direitos autorais.

Conte com os bancos de imagem livre de direitos autorais e use fotos bacanas.

Os sites que uso para baixar fotos grátis e de qualidade são: PexelsPixabay

LAYOUT CLEAN E RESPONSIVO

Layout é o formato do site, o esqueleto dele. Nas plataformas prontas esses formatos são pouco customizáveis e quase todas as páginas ficam muito parecidas umas com as outras. Mas para sites em WordPress, os layouts são praticamente infinitos e escolher o certo para sua marca também requer uma análise do seu negócio.

Um layout clean é quando este não está visualmente poluído com imagens, propagandas, barras laterais, gifs, música. É um site que tem uma navegação clara, suave e agradável aos olhos. E Nada mais irritante do que pop ups e propagandas no meio do texto que você quer ler. Pense em sua própria experiência em sites e liste tudo aquilo que te irrita e evite tudo isso!

Costumo definir meus layouts de acordo com o momento que a empresa está em sua trajetória e também o tipo da empresa e marca que estou apresentando.

O importante é o site ser responsivo e ter as seções necessárias para apresentar sua marca, seu produto ou serviço e fazer a chamada para ação no final.

Em minhas criações utilizo o tema DIVI da Elegant Themes, que é um tema extremamente customizável e fácil de usar.

Evite incluir seções, áreas ou páginas desnecessariamente. Tudo o que for colocar no seu site deve estar de alguma forma ligado ao seu negócio. Exagerar nos pop ups, propagandas e apresentar uma página sem lógica de navegação só irá afastar seus visitantes.

Utilize a regra – Menos é Mais – e seja conciso e objetivo no que vai criar.

Por mais tentador que seja colocar no seu site tudo o que você acha legal em outros sites, pense que sua página deve ser uma extensão de você, de sua essência e do seu negócio. Tentar agradar todo tipo de visitante é impossível. Manter a clareza é o pilar principal para evitar a esquizofrenia da marca e também para alcançar o posicionamento desejado.

Se você achou essas dicas interessantes, compartilhe com seus amigos! Queremos que cada vez mais pessoas aprendam Como Ser Digital e sejam incluídas nessa nova Era.

Se quiser conversar sobre seu site, tome um café virtual com a gente, sem compromisso!

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