Escolha uma Página

Quantas vezes você já pediu para sua família e amigos olharem e comentarem seu site e não recebeu mais do que comentários vagos que não ajudaram muito? É frustrante.

E quando você mesmo tenta analisar seu site com um olhar crítico, é difícil saber por onde começar e ser objetivo em relação à sua marca, a usabilidade e ao design, especialmente se você mesmo o criou.

Você pode começar perguntando para um amigo que você confia e que de preferência esteja no mercado que você atua, para que as críticas construtivas sejam também acionáveis.

Analisar um site é muita intuição e visão baseada em experiência, mas nesse post listei os pontos principais que analiso quando reviso um site.

PROPÓSITO E PROPOSTA DE MARCA

Todo mundo sabe que temos 9 segundos para prender a atenção de um visitante na página inicial.

Embora ainda existam designers que preguem a regra de que sua oferta precisa estar logo na primeira seção do site, sem que o visitante precise rolar a página, esse approach vem perdendo força.

Estamos cada vez mais acostumados a rolar as páginas, principalmente no celular. Por isso acho mais efetivo dizer o que você faz e como você faz logo de cara.

Essa informação é vital para sua marca e deve aparecer no topo da home page. É a chance compartilhar o seu “porquê” e dizer às pessoas o que te diferencia dos seus concorrentes.

 

IMPACTO VISUAL

Esta é uma daquelas coisas mais intuitivas e difíceis de medir.

A regra de ouro hoje é “menos é mais”.

Vejo muitos sites com mais de 10 imagens rodando na primeira página (os terríveis sliders) ou um combinado de imagens e ideias que não combinam, só para tentar chamar a atenção das pessoas antes que elas saiam do site.

Conhece o termo taxa de rejeição? Refere-se aos visitantes que saem do site imediatamente sem clicar ou rolar a página.

Se você apresentar muitas ideias de uma vez, a sua taxa de rejeição será alta. Em vez disso, seja ousado e seletivo. Acredite em seu produto ou serviço e o que você tem a dizer sobre ele. Uma única imagem e uma declaração simples e sincera terá muito mais impacto do que uma apresentação de slides sem fim ou uma mensagem complicada.

 

LINGUAGEM

Se você oferece um trabalho que é mais visual, como design ou fotografia, é fácil assumir que “não sou escritor” e fazer um conteúdo mais ou menos para seu site.

Só que pessoas compram de pessoas e de experiências, e você precisa aproveitar todas as oportunidades para se conectar com seu cliente ideal. Esqueça o que é “profissional”.

Seja mais informal e não perca nenhuma oportunidade de colocar personalidade no seu site.

Um bom exemplo é a mensagem de sucesso que você vê depois de enviar um formulário de contato. Muitas vezes é deixado na configuração padrão, que é “Seu formulário foi enviado com sucesso”.

Mas, é essa mesmo a última mensagem que você quer que alguém veja quando sai do seu site?

 

NAVEGAÇÃO

O segredo aqui é fazer as pessoas darem o mínimo de cliques possíveis para navegar e colocar os itens do menu na ordem que você deseja que elas sigam para experimentar seu site.

Certifique-se de que as áreas para as quais seus visitantes provavelmente vão retornar sejam acessíveis com um único clique, como por exemplo, a página de Serviços ou a página de Contato.

Ter “chamadas para ação” claras em todas as páginas é muito importante para sua navegação. As frases de “chamada para ação” não precisam ser muito marqueteiras ou forçando vendas.

No final da sua página Sobre, você pode dizer algo como “Veja meu Portfolio”, por exemplo.

E, se SEO for importante para você, não use palavras alternativas para partes importantes do site. Dar o nome de “Notícias” ou “Artigos” na sua página de Blog, por exemplo, pode dificultar que suas postagens sejam encontradas pelo Google.

 

TIPOGRAFIA

Como este não é um post sobre como escolher fontes, vou me limitar ao básico em relação a esse tema tão importante.

Só quero deixar anotado que a escolha das fontes deve acontecer bem antes de começar a criar seu site.

Muitas vezes vejo sites que usam várias fontes diferentes sem querer, porque elas são muito parecidas. Anote suas fontes em algum lugar de fácil acesso para não acontecer isso com você.

Tenha no máximo três fontes, a menos que você realmente saiba o que está fazendo. O segredo para ter uma tipografia agradável é dar atenção aos detalhes. Não ignore itens pequenos como os menus e os botões. Deixar as fontes padrão que não são as que você escolheu, pode resultar em uma aparência confusa.

 

FACILIDADE DE USO NO CELULAR

Isso nos leva a discutir a usabilidade em dispositivos móveis. Ninguém tem todos os dispositivos móveis do mercado para testar em tempo real, mas é possível saber, usando o Google Analytics, quais dispositivos as pessoas estão usando para visitar seu site.

Para uma visão abrangente do seu site em vários dispositivos, tente apertar o F12 no seu teclado para abrir o Google Developer Tools e veja como ele ficaria em vários dispositivos.

Com mais de 80% das primeiras visitas acontecendo em dispositivos móveis, você não pode deixar que a experiência de seu visitante pelo celular seja decepcionante.

Ter que aplicar zoom para ver o texto é irritante e, com o Google Mobile First Index em funcionamento, sites não responsivos serão punidos pela ferramenta.

O ideal é escolher uma plataforma de website que permita o ajuste para celular e tablet separadamente. Muitos temas em WordPress como o Divi, ProPhoto6 e Showit te deixam fazer isso.

VELOCIDADE

Com o uso de dispositivos móveis superando as visualizações em desktop, um site que carregue rápido é crucial e o tamanho das imagens costuma ser o principal vilão. Sempre otimize suas imagens usando ferramentas de compressão como Tinypng ou mesmo o Photoshop.

E não se esqueça de testar a velocidade do seu site usando Pingdom ou Website Grader.

 

Conclusões Finais

Não existe site perfeito. O que existe é site em aperfeiçoamento. Por isso, revise esses pontos sempre que sentir que alguma coisa mudou na sua empresa ou que já é hora de iniciar uma nova fase de crescimento online. Lembre-se: seu site é sua casa e é sua responsabilidade mante-la arrumada!

Achou que esse post te ajudou? Se você faz mais alguma coisa para analisar seu site, me conte nos comentários!

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