Escolha uma Página

Quando colocamos nosso primeiro site no ar, temos essa emoção de estar online pela primeira vez e ser encontrado por pessoas desconhecidas!

Queremos compartilhar com  todo mundo nossas conquistas e conhecimentos. O site faz parte de nossa estratégia de crescimento e se torna nosso principal aliado na luta pela visibilidade digital.

Aí começa o pesadelo. Cada dia que você olha seu google analytics, tem 3 visitas, 2 visitas, 5 visitas.. e não sai disso.

O que é preciso fazer então para melhorar o tráfego no seu site, ANTES de você ter que pagar para fazer anúncios?

Nesse post listo 10 formas de aumentar tráfego para seu site!

Uma nova fase!

Normalmente um novo site nasce junto com uma nova fase de nossas vidas. Seja empreendendo ou simplesmente colocando nossos produtos e serviços na internet, um Site novo vem cheio de expectativas!  Será que vai bombar? Será que vai aparecer no google quando me procurarem? Vou ser encontrado?  Essas são só algumas das altas expectativas que colocamos no lançamento da nossa casa digital. E o fato é que somos muitos… estamos em quase 2 bilhões de sites criados no mundo (e isso foi quando eu dei uma espiadinha aqui para saber. Com certeza deve ter passado dos 2 bilhões já!) – e se destacar está cada vez mais difícil.

Há uma série de ações que você pode tomar HOJE MESMO para melhorar o tráfego do seu site sem pagar anúncios.

 

Ação 1: Gere Conteúdo Relevante e de Qualidade

Conteúdo é tudo aquilo que você gera de conhecimento, apoio e informação, em formato digital que possa ser compartilhado. No caso de um site, o principal formato de conteúdo é um POST de Blog (como esse que você está lendo agora). Bons conteúdos são aqueles relevantes para seu público. Ao serem relevantes irão atrair mais pessoas para seu site. Por isso escreva sobre o que você sabe e compartilhe para que mais pessoas visitem sua página! Se acha que não tem dom para escrever ou simplesmente não tem tempo de se dedicar a isso, tem um monte de profissionais maravilhosos prontos para te salvar com conteúdos incríveis e engajadores!

Ação 2: Atualize o Site com Frequência

O que tem no seu site hoje é a mesma coisa há quanto tempo? Ter novidades frequentemente é o que fideliza seus clientes. No caso de artigos, tente no mínimo 1 texto a cada 15 dias. E se for um site de produtos, coloque novidades todos os dias se possível. Quanto mais colocamos informações que ajudem as pessoas, mais elas irão visitar e buscar o que você tem feito de novo. E o lugar onde elas vão buscar isso é no seu site.

Ação 3: Crie Bons Títulos com Palavras Chave

Se no seu marketing, o conteúdo entra como principal estratégia, criar títulos que chamem a atenção dos seus leitores é uma excelente forma de trazê-los para seu site. Com palavras chave do seu nicho colocadas no título, as chances do seu artigo sair como resultado de busca no google aumenta e consequentemente seu tráfego também.  Nesse post super completo do site Viver de Blog, tem uma receita infalível de como criar títulos impossíveis de serem ignorados. Vale a leitura!

Ação 4: Escreva para Outros Sites

Se a sua praia é escrever mas o seu site ainda está um pouco às moscas, pode ser uma solução legal ser colunista de um site maior. Tem muitos sites no Brasil que vivem de artigos de colunistas que são blogueiros em seus próprios nichos. Isso é uma mão na roda para quem está começando porque ao escrever para outro site, você tem que escrever sua biografia e mais pessoas ficam conhecendo seu trabalho e podem visitar sua página diretamente. Uma super ajuda para quem ainda não tem visibilidade.

Ação 5: Otimize o Site com Palavras Chave

Técnicas de SEO básicas podem ajudar com a atração do público certo. Todo site quando vai ao ar é mapeado pelos robôs do google, os crawlers, e eles estão 24horas lendo e buscando conexões entre os assuntos para poder oferecer os melhores resultados de busca. Para isso ele cruza o que nós escrevemos no site com aquilo que as pessoas escrevem na barra de busca. Quanto mais parecido seu contéudo for com a frase colocada na barra de busca, mais probabilidade do seu site sair como um resultado para essa pessoa. Por isso é importante conhecer as palavras chave que seus clientes usam para buscar seus produtos e serviços. E mais importante ainda é usar essas palavras nas páginas do seu site. Se você quer saber como buscar e aplicar palavras chave no seu site, entre em contato comigo que terei o maior prazer em ajudar!

 

Ação 6: Participe de Fóruns de Discussão

A quantidade de gente precisando de informações sobre tudo é uma coisa de louco na internet. Fóruns são ótimos para você mostrar que domina um assunto e conseguir chamar a atenção de mais pessoas. Logo elas irão atrás de você e encontrarão seu site. Esses bolsões de perguntas e respostas também são ótimos para você tirar ideias de post para o seu blog.

Ação 7: Esteja Presente nas Redes Sociais

Facebook, Instagram, Linkedin, You Tube – são lugares que levam gente para seu site. Compartilhe seu site, seus textos, seus serviços nas redes sociais com frequência.  Quanto mais compartilhar mais pessoas irão fazer uma visita para saber mais sobre você. E nas redes cabe a mesma estratégia dos fóruns. Você pode entrar nos grupos do facebook onde estão presentes seu público alvo e conversar com eles, dar dicas, ajudar e convidar para visitar seu site. Mais tráfego!

 

Tenho certeza que essas ações vão te ajudar a trazer mais visitas para seu site. Porém esse esforço não pode ser em vão. Acompanhe suas métricas de crescimento pelo Google Analytics para saber se está no caminho certo. Todo site pode se cadastrar gratuitamente no google analytics e começar a gerar estatísticas de tráfego. Só conseguimos melhorar aquilo que conseguimos medir, por isso tenha o hábito de anotar em uma planilha as principais métricas do seu site dentro do google analytics.

E se precisar de ajuda com isso também, estou por aqui!

Essas foram as 7 dicas de como aumentar o tráfego para seu site – sem gastar em anúncios!

Espero que goste e compartilhe! E para ficar por dentro de tudo o que ando fazendo por aqui, curta minha página no facebook!

Pin It on Pinterest